TOYOTA GAZOO RACING APRESENTA A NOVA HILUX GR-S

on
Categories: Sem categoria

Inspirada no Rally Dakar, modelo reafirma os principais atributos de performance, design e exclusividade da grife GAZOO Racing e chega à terceira geração com 20 cv a mais de potência no motor turbodiesel de 2.8L.

A Toyota GAZOO Racing apresenta dois novos produtos para o mercado brasileiro: a geração III da Hilux GR-S, uma nova versão da picape desenvolvida sob a filosofia GR na fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, projetada principalmente para uso off-road. O modelo já e encontra a venda, podendo ser encontrados nas concessionárias da marca Toyota no território nacional.

A Toyota Hilux é uma das lendas do Rally Dakar e um dos modelos que conquistou a vitória na corrida mais desafiadora do mundo. O sucesso alcançado pela Toyota GAZOO Racing em Dakar inspirou a criação da nova Hilux GR-S. No Corolla Cross, a aura esportiva do veículo é ressaltada pelo spoiler traseiro, para-choques exclusivos da linha GR, difusores de ar e emblemas que destacam a identidade GAZOO Racing.

A nova Hilux GR-S está equipada com um motor diesel 2.8L de 4 cilindros em linha de 224 cv com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), acoplado a uma caixa automática de seis velocidades. Com isso, a picape, nesta versão GR-S, ganhou 20 cv de potência em relação às demais versões do portfólio. Apresenta ainda melhorias na suspensão, proporcionando comportamento dinâmico notável, bem como uma renovação em seu design externo e interno.

A Hilux GR-S foi desenvolvida sob a expertise da equipe de engenheiros da marca Toyota GAZOO Racing na América Latina, que busca traduzir e levar as lições das pistas de corrida e os carros de performance aos veículos de rua.

O espírito da nova Hilux GR-S busca ampliar ainda mais o desempenho dinâmico, com aprimoramentos na potência do motor e na suspensão da picape, projetadas para proporcionar maior capacidade e robustez ao manusear e atravessar os terrenos mais difíceis.

O motor diesel 1GD de 4 cilindros em linha de 2,8L com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) entrega uma potência máxima de 224 cv e torque máximo de 55 kgfm a 2.800 rpm de torque máximo acoplado a uma caixa automática de 6 velocidades com acionamento sequencial e borboletas atrás do volante. A mecânica é combinada com o sistema de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com acionamento eletrônico, desconexão automática do diferencial e controle ativo de tração. Este conjunto oferece aceleração rápida, com reações mais ágeis, conferindo ao veículo um caráter esportivo acentuado que resulta em uma condução emocionante.

Estas características são ressaltadas pela suspensão, que recebeu nova configuração nas molas para ganhar maior rigidez, além de aumentar em 30% o diâmetro dos amortecedores monotubo, se comparado aos demais modelos Hilux. O resultado se vê na direção, com resposta mais direta e linear em condições de alta velocidade, em terrenos dentro e fora de estrada, ressaltando o conforto de condução, sem afetar a capacidade de carga. Assim, o motorista eleva o grau de confiança e segurança ao volante, principalmente em terrenos de baixa aderência, como terra e estradas não pavimentadas.

Na parte estética, a nova Hilux GR-S apresenta uma imagem esportiva e, ao mesmo tempo, sofisticada, mantendo o espírito distintivo de outros modelos da marca Toyota GAZOO Racing. Na parte frontal, a grade com o logotipo “Toyota” é complementada pelo emblema “GR”.

Os detalhes laterais distintos do estilo Toyota GAZOO Racing estão concentrados na área inferior das portas, deixando a superfície livre nas laterais. Desta forma, o modelo se caracteriza por apresentar uma imagem limpa, sem perder o ímpeto esportivo. Os para-lamas alargados na cor preta, maçanetas, retrovisores e barra contrastam com as cores da carroceria e acrescenta um visual que realça o carácter da picape.

A versão GR-S da Hilux adota um novo estilo de rodas de liga leve de 17”, proporcionando design exclusivo, com pneus 265/60 R17” All-Terrain.

Internamente, a nova Hilux GR-S combina pegada esportiva com o conforto singular de uma Hilux. Os bancos dianteiros combinam couro com Suede® perfurado, com costura vermelha

A atmosfera interior completa-se com os forros e colunas em preto, criando um ambiente elegante, com destaque aos elementos distintivos da marca GAZOO Racing, como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e tapetes exclusivos para este modelo.

Na lista de equipamentos, também se destacam os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras em LED e luzes diurnas em LED (DRL), navegador incorporado ao sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8″ e oito alto-falantes e subwoofer, Smart Entry System que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.

A nova Hilux GR-S é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

A nova Hilux GR-S também está equipada com:

  • Hill Start Assist Control (HAC), um sistema que facilita as manobras em subidas tanto fora de estrada como em uso urbano, atuando automaticamente nos freios ao arrancar com a imobilização.
  • Controle Ativo de Tração (A-TRC – Active Traction Control) que funciona quando a tração 4×4 é acionada, e evita que o veículo derrape aplicando automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente percam aderência, enviando mais torque para a roda oposta, certificando-se de que o veículo tracione corretamente.
  • Bloqueio do diferencial traseiro que, quando ativado, permite que ambas as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, aproveitando todo o torque disponível e facilitando as manobras de fuga em situação de travamento. Também é adicionado o Downhill Assist Control (DAC), que auxilia o motorista mantendo uma velocidade uniforme em inclinações, combinando frenagem do motor e pressão de frenagem, permitindo que a atenção se concentre exclusivamente nas manobras de curva.
  • Modos de condução ECO e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais potentes (modo POWER) ou com consumo mais controlado (modo ECO).

Assim, o pacote completo de segurança da nova Hilux GR-S tem:

  • Sistema Toyota Safety Sense, acompanhado das funções de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas; alerta de desvio de faixa (LDA); controle de cruzeiro adaptativo (ACC); alerta de ponto cego (BSM) e Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA).
  • Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD).
  • Assistência à Frenagem de Emergência (BA).
  • Luzes de Frenagem de Emergência (EBS).
  • Faróis de neblina dianteiros em LED.
  • Controle de Tração (TRC).
  • Controle Ativo de Tração (A-TRC).
  • Controle de Estabilidade (VSC).
  • Controle de Oscilação do Trailer (TSC).
  • Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático).
  • Bloqueio do diferencial traseiro.
  • Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC).
  • 7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros.
  • Cintos de segurança de 3 pontos ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os 5 ocupantes.
  • Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos.
  • Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.

As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing, oferecendo Preto Attitude, Vermelho Volcano e Branco Pérola. Essas duas últimas opções apresentam uma alternativa em dois tons (dual tone) com teto, capô e retrovisores na cor Preto Attitude.

O preço da nova picape Toyota Hilux GR-S é de R$ 348.790,00.

POR: Joka Finardi
FONTE: SUPER TOP MOTOR