69 ANOS DE VW NO BRASIL: PIONEIRISMO TECNOLÓGICO AO LONGO DAS DÉCADAS

on
Categories: Sem categoria

A atuação no Brasil da marca alemã já rendeu 33 linhas de produto diferentes, mais de 24 milhões de unidades produzidas e mais 12,5 milhões de motores construídos.

Há exatos 69 anos, a Volkswagen começava sua produção no Brasil em sua primeira sede, na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ao longo das quase sete décadas, a marca alemã se consagrou como pioneira e vanguardista ao trazer tecnologias e soluções inéditas para a indústria brasileira, além dos lançamentos de modelos icônicos para o mercado nacional.

Começando com a dupla Fusca e Kombi, com peças importadas da Alemanha e apenas 12 funcionários, a VW deu início a uma sequência de décadas focadas em inovações e desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado brasileiro.

A aceleração foi ainda mais visível a partir de 1959 com a inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen construída fora da Alemanha. Seis anos depois, a expansão foi além com a fundação do primeiro centro de desenvolvimento, pesquisa e design, nunca visto antes no segmento de automóveis no País. A consequência do crescimento acelerado já se mostrou em 1970, quando a VW alcançou a marca de um milhão de carros produzidos.

Nas décadas seguintes, mais de 33 linhas de produto diferentes foram desenvolvidas, outras três fábricas foram inauguradas (São Carlos – SP, Taubaté – SP e São José dos Pinhais – PR), e a marca alemã ultrapassou as mais de 24 milhões de unidades fabricadas e mais de 12,5 milhões de motores construídos no País.

TAGS:

69 anosbrasilhistóriamercado automotivonoticianoticias automobilisticassuper top motorsupertopmotorvolkswagenvw