Fiat Ducato ganhará versão elétrica com autonomia de até 330 km

on
Categories: Notícias, Últimos Lançamentos

A Fiat Ducato agora tem sua versão elétrica, mas ainda em forma de protótipo. O tradicional furgão da marca italiana segue outros do segmento com uma opção 100% elétrica, que garante uma autonomia até que boa para um veículo comercial focado no uso urbano.

Batizado de E-Ducato, o furgão só aparece nessa configuração de carga, que será testada por clientes escolhidos, gerando assim uma base de dados para a FCA avaliar o desempenho de sua proposta para produção futura.

A van de passageiros deve continuar movida só a diesel por mais algum tempo, não participando de testes nesse sentido. O foco é a redução das emissões nos grandes centros e o uso comercial para entregas de mercadorias é a ênfase no negócio.

Produzida em conjunto com as francesas Peugeot Boxer e Citroën Jumper, ambas também vendidas no Brasil, a Fiat Ducato precisará da eletrificação se quiser ser aceita em algumas regiões da Europa. O baú do E-Ducato vai variar de 10 a 17 m³ e sua capacidade de carga chega a 1.950 kg.

O E-Ducato tem motor elétrico de 120 cavalos e 28,5 kgfm, que é alimentado por baterias de lítio com densidades variadas. Haverá opção de escolha para o cliente, que pode ter seu veículo com alcance entre 200 e 330 km, algo semelhante ao que vem fazendo a PSA com suas vans de porte médio.

Para a Fiat, as autonomias propostas são suficientes para atuação no meio urbano, onde tem sua velocidade limitada em 100 km/h com objetivo de reduzir o consumo de energia e também de aproveitar as capacidades de regeneração do anda-e-para das cidades.

Com esse furgão elétrico, a Fiat quer se aproximar mais dos operadores com um sistema informatizado de controle da frota e de serviços remotos, que possibilitarão ao frotista gerenciar a energia disponível em seus veículos e fazer a manutenção preventiva de forma mais barata e ágil.

Fonte: Notícias Automotivas