Toyota prepara dois SUVs usando base do Corolla e Yaris

on
Categories: Sem categoria

Divulgação

Planejado oficialmente para a estreia em março deste ano, durante o salão de Genebra, a Toyota teve seus planos frustrados com o crossover compacto com base no Yaris, por conta da pandemia de Covid-19. O modelo batizado de Yaris Cross não nega que será o irmão maior do compacto. Mas se engana quem pensa que o carro será apenas uma versão aventureira do carro, assim como era o Yaris X-Way. O modelo tem suspensão ainda mais elevada e visual próprio para um disputado segmento: dos SUvs compactos.

O modelo fará sua estreia no Japão ainda no segundo semestre deste ano, chegando à Europa somente em 2021. A princípio sua fabricação será na França.

O modelo que é baseado no Yaris europeu, diferente do comercializado aqui que vem da Tailândia, teve sua grade frontal totalmente reformulada, o que resolutou em um novo desenho do pára-choque. Os faróis também foram redesenhados e tem um novo formato menos ousado do que no compacto.

Na lateral o carro ganhou a adição de proteção plástica nas caixas de roda e na parte de baixo das portas para o visual robusto típico dos SUvs. A parte traseira ganhou poucas mudanças, mas se diferencia do hatch comercializado por lá.

Como o modelo é construído sob a mesma plataforma do Yaris, a montadora deverá manter a motorização 1.5 de três cilindros em ciclo Atkinson, combinado a um motor elétrico e baterias de baixa capacidade. Entregará uma potência combinada de 116 cv, com versões de tração dianteira ou integral.

A chance é grande desse produto estrear por aqui. A Toyota, sempre conservadora com seus novos produtos, não comenta a novidade.

SUV com base no Toyota Corolla

Foi flagrado recentemente na Tailândia um SUV da Toyota que terá como base o Corolla. Este utilitário esportivo  terá a mesma plataforma TNGA e a princípio é chamado internamente de projeto 740B. O SUV será um modelo comercializado mundialmente e terá suas vendas focadas na Ásia, Australia, EUA e Brasil.

Segundo especulações, o modelo ficará posicionado abaixo do RAV4 e terá a mesma motorização 1.8 híbrida e 2.5 a combustão.

O “Corolla Cross” tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021. No
Brasil, a produção ocorrerá na planta de Sorocaba (SP), que recebeu investimento da ordem de R$ 1 bilhão para produção deste novo modelo.

Com a pandemia do Covid-19 muitos lançamentos tiveram datas alteradas, como o Nissan Kicks com motorização Híbrida e do próprio Volkswagen Nivus que ficou para junho. Portanto, há chances de o Corolla Cross ser o primeiro do segmento a ter configuração híbrida que depois pode se estender ao novo produto baseado no Yaris.

*Com a colaboração de Guilherme MagnaFonte:

Fonte: R7